David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

A trajetória de um homem do campo

with 7 comments

José Freitas fala sobre a experiência de fazer parte da primeira geração de boias-frias

Freitas: "Boia-fria até hoje é um sujeito sem patrão" (Foto: Daniella Rosário)

Freitas: “Boia-fria até hoje é um sujeito sem patrão” (Foto: Daniella Rosário)

O aposentado José Alexandre Freitas, 72, morador do Jardim Morumbi, em Paranavaí, é da primeira geração de boias-frias do Noroeste do Paraná. Hoje em dia não trabalha mais, mas carrega marcas que nem o tempo é capaz de apagar, como as mãos calejadas, de pele grossa, e o rosto enegrecido e manchado pela frequente exposição ao sol.

Da época em que atuava como trabalhador volante, Freitas herdou também um chapéu de palha que ele ajeita cuidadosamente várias vezes, mesmo sabendo que a entrevista não é para a TV. O aposentado é amistoso e sorridente, porém quando se recorda dos problemas de quando trabalhava no campo, o sorriso se mistura a um olhar mortiço, uma consequência natural que evidencia a relação de amor e ódio do boia-fria com o campo.

Na entrevista abaixo, compilada em tópicos, José Alexandre Freitas, o colono que virou boia-fria, sintetiza opiniões e experiências ao falar sobre colonato, êxodo rural, trabalho infantil, aposentadoria, mecanização e outros assuntos.

O pequeno produtor rural

Nas décadas de 1960, 1970, quem tinha um sítio teve que vender pra fazendeiro. O pequeno produtor não tinha chance nenhuma de disputar o mercado. Acontecia muitas injustiças que eu mesmo vi de perto. Isso melhorou só depois por causa das cooperativas.

O colono

“A colheita era unida, bonita de ver e de lembrar” (Foto: Reprodução)

Quando comecei a trabalhar de colono, tudo isso aqui era café. A gente recebia mesada do patrão. A colheita era unida, bonita de ver e de lembrar. Depois acabou e tive que virar boia-fria. Em 1964, 1965 e 1966, a gente recebia uma diária mixuruca, não chegava a ganhar nem um salário por mês. A coisa foi mudando na década de 1980.

O fim do colonato

Os colonos desapareceram. Vim em 1982 pra cidade porque os patrões não queriam mais ninguém na roça. Eu fui um dos últimos colonos a vir pra cá. Vim meio que obrigado, não queria muito, ainda gostava da roça. Cheguei nessa mesma rua [Avenida Domingos Sanches], onde a gente tá conversando agora. Hoje, penso diferente, se fosse pra eu trabalhar de novo na roça preferia morar aqui e ir de ônibus do que morar na fazenda.

Êxodo rural

Naquele tempo, a jornada era de 12 horas, então trabalhar na roça era terrível. Quem tinha a chance de vir pra cidade não pensava duas vezes. Imagine, você começar a trabalhar às 6h da manhã e parar só às 6h da tarde. Hoje em dia é diferente, ninguém trabalha na roça mais do que oito horas. Era cruel, o pessoal sofria muito.

A vida de boia-fria

A verdade é que boia-fria até hoje é um sujeito sem patrão. O mais próximo que ele tem de um chefe é o gato. No meu tempo, ninguém podia adoecer. Se ficasse um mês parado, passava fome. Lembro que a gente recebia 40, 50 centavos por pé de café, mas quando o patrão queria que o sujeito fosse embora por vontade própria, ele pagava 20 centavos. Mas nem todos eram assim. Tive patrão bom também que quando o boia-fria não conseguia ganhar o suficiente, ele pagava mais pela diária.

Naquele tempo, a jornada de trabalho durava 12 horas (Foto: Reprodução)

Gato X fiscal

O gato e o fiscal agem da mesma maneira. Eles pegam uma área de empreita, contratam os trabalhadores e pagam um pouco menos do que o oferecido pelo dono da propriedade pra ter lucro. O ganho por dia equivale a duas diárias de um boia-fria. Trabalhei como fiscal e gato por alguns anos. Às vezes, tinha que dividir a turma. Era impossível dar conta de 100 peões ao mesmo tempo.

Trabalho infantil

Até a década de 1990, tinha muitas crianças trabalhando nas roças da região, já hoje é difícil de encontrar. Acho errado o menor não poder trabalhar, porque antigamente, quando a criança começava cedo na lida, ela aprendia a respeitar mais os pais e também a vida. Hoje, qualquer adolescente diz que não vai trabalhar porque está protegido pela lei, inclusive tem quem use isso pra desafiar a família. Na minha época, um rapaz de 18 anos já era independente, tinha a
própria vida.

Segurança x ajuda

Acidente de trabalho acontecia, mas ninguém era responsável. Hoje também não mudou muita coisa. A verdade é que sem registro não existe segurança. No tempo em que mais trabalhei, década de 1950, 1960 e 1970, quem mais sofria acidente era a criança. Caía e machucava o pé, quebrava braço, então quem tinha que se virar era a família. Quando alguém se feria, a gente se reunia e ajudava. Comprava comida, fazia vaquinha pra arrecadar dinheiro. O ruim é que empregado que se machucava no serviço era mandado embora.

Relação com os colegas de trabalho

Quando trabalhei como gato, nunca fui maldoso com ninguém, eu respeitava todos os boias-frias, até porque fui um deles, né? Tinha paciência, falava com educação. Por isso que os patrões gostavam de mim. Eu odiava estupidez.

Chuva na roça

Essa era a pior parte. Não tinha esse negócio de que porque está chovendo não ia trabalhar. A gente ganhava por dia, então não tinha como ficar em casa esperando a chuva passar.

Sindicato dos trabalhadores

Naquele tempo, o sindicato não era vigorado como hoje. Agora o trabalhador rural tem garantias e direitos. O sindicato garante salário-desemprego, 13º salário e ainda ajuda a receber os atrasados. Fazem um trabalho muito bom.

Entretenimento

A gente ocupava o tempo livre jogando futebol, até o patrão jogava, e de centroavante. Era o nosso grande lazer, além de outro que eu não posso falar (risos).

Aposentadoria

Trabalhei a vida toda na roça e nunca tive direito a nada. A única sorte que tive foi me aposentar com 60 anos. Hoje, pra se aposentar com essa idade, é muito difícil. Quase nenhum patrão quer ajudar o empregado que trabalhou na roça. Até dá pra entender, ninguém quer ser responsável se der alguma coisa errada. Conheço muita gente que trabalhou no campo e tenta se aposentar, mas não consegue. Na minha família tem gente nessa situação.

Experiência no corte de cana-de-açúcar

Há 21 anos, tive uma experiência no corte de cana, mas não consegui cortar 70 metros. Fui três dias, fizeram a minha ficha, mas daí não foi aprovada porque não cortei 70 metros. Disseram que não podiam me dar nenhuma garantia.

Mecanização

Sobre as máquinas, acho que a dificuldade maior é que ninguém sabe o que o governo vai fazer com esse povo todo. O serviço braçal ainda vai acabar, disso eu tenho certeza porque já conheci máquina que substitui o homem até em terreno irregular. Lá no interior de São Paulo mesmo, boia-fria é conhecido como cata-bituca, porque pra ele só ficam os restos deixados pela máquina.

O futuro dos boias-frias

A única saída ainda é a reforma agrária. O governo deve desapropriar e comprar essas fazendas onde ninguém planta nada e cortar em lotes. Se fizer direito, vai dar certo. Sei disso porque tenho um genro que mora numa fazenda no interior de São Paulo e lá ele conseguiu oito alqueires e hoje vive de forma mais digna.

7 Responses to 'A trajetória de um homem do campo'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'A trajetória de um homem do campo'.

  1. David, suas matérias são sempre emocionantes, sobretudo pra um blogleitor como eu, canceriano, apaixonado pela história de nosso povo do arenito, o passado, meu e dos outros. Parabéns!

    Tocaram-me muito as palavras profundas e sinceras do sêo Alexandre Freitas, um ex colono, ex bóia fria e ex “gato”, a quem infelizmente não conheço ainda. abs

  2. David,

    que 2010 lhe traga muitas inspirações pra garimpar outros tantos diamantes da nossa história paranavaiense e de seus personagens, sempre ricos d’encantos.

    FELIZ ANO NOVO!

    abs

  3. O outro lazer da peõzada que o senhor José Alexandre preferiu calar, era festar na zona. Tinha a de Paranavai, a de Loanda que conheci muito bem. Mas, há que se reverenciar a figura do `bóia-fria`, vivida pelo Alexandre. Reverenciar como personagem de imensa importância na tarefa da colonização da nossa região. Antes desse apelido, ele era chamado de `peão`. Solteiros, a maioria, moravam debaixo de lonas de encerado ou de ranchos feitos de troncos de coqueiros e cobertos ou com palhas ou com lascas de peroba.de encerado e dormiam sobre tarimbas, varas espichadas sobre forquilhas e forradas com colchões recheados de palha de milho. `Queimavam lata`, isto é faziam a sua própria comida: um caldeirão pendurado sobre um braseiro – dentro, arroz, lascas de jabá. O `ordenado`ficava quase todo na mão do `gato` que descontava a gilete, o sabão, a pinga, o fumo, a lata de querosene prá encher o lampeão. Tudo `superfaturado`. O `gato` era sempre um camarada mais ativo que recebia do fazendeiro que morava nas capitais, uma importância para a empreitada, derrubada de mato, por exemplo. Depois, tinha a figura do meeiro, ou porcenteiro, que prá formar o café, quatro anos, custeava tudo, comprando fiado no comércio prá pagar com as safras do feijão, do milho, do algodão, da mamona. Isso era tudo dele. Em Paranavai, tinha a Sanbra (com ene mesmo – Sociedade Algodoeira Noroeste do Brasil), a Anderson Clayton, que compravam tudo. A colheita de café era conforme o contrato, muitas vezes feito verbalmente. E era cumprido à risca. Muitos meeiros compravam as suas primeiras chácaras – um, dois, até cinco alqueires, dependendo do sucesso da safra. Mas continuavam agregados às fazendas. As colonias eram tamanhas que cada uma tinha até o seu time de futebol. Mas ai começou acontecer coisas no campo como o confisco cambial: de cada três sacas de café, uma era do Governo; pro financiamento, 20 por cento era obrigado a ser gasto com químicos – agrotóxicos. Daí pintou o nematóide e o governo pagava pela erradicação. O golpe fatal veio com a geada de 75. Sitiantes, chacareiros foram dormir mais ou menos ricos naquele dia de julho e acordaram mais ou menos na miséria. Dai, o advento da pecuária e com ela o êxodo rural e o esvaziamento das nossas cidades. O nosso Noroeste -macrorregião de Paranavai, Umuarama, Maringá e Campo Mourão, abrigava metade da população do Paraná. No censo de 80 caiu para 30 por cento. Exemplo: Maria Helena ali perto de Umuarama tinha 40 mil almas. Veio prá oito. Foi daí em diante que o `peão` virou `bóia-fria`, como relata Alexandre, esse filho do Brasil!

    Parreiras Rodrigues

    12 Jan 10 at 12:25 am

  4. […] A trajetória de um homem do campo – Leia […]

  5. O Sr José Alexandre, se não estou enganado trabalhou comigo em muitas colheitas de café no guairaça..Deixo a ele o meu abraço e minha gratidão pelo desempenho como trabalhador Rural.

    Reginaldo Araujo

    2 Feb 10 at 7:05 pm

  6. Como pode observar, a partir do texto do Parreiras Rodrigues, temos pessoas que tem muito a dizer sobre a história de Paranavaí. Seria importante ouvir essas pessoas num espaço como o seu. Sugiro uma matéria sobre as famílias japonesas de Paranavaí, as quais se instalaram inicialmente na região denominada Alta Paulista (outras a chamam de Água Genina, Água Nova ou Curva da Areia). Shintani, Tanoe, Sunahara, Ohe, sao algumas dessas familias que se instalaram naquela regiao, que é caminho para o distrito de Cristo Rei.

    ze telles

    13 Feb 10 at 9:47 am

  7. David, sua reportagem me foi muito útil. Agradeço a Deus todos os dias, por existir gente como você. Estou desenvolvendo uma monografia de Mestrado, com o tema central “o homem rural(do campo), e seu artigo veio muito em conta. Parabéns! continue ajudando acadêmicos como eu e outros desse nosso Brasil tão diversificado, principalmente em relação ao trabalhador rural. Abraços, Conceição

    Conceicao Marcellino

    19 Feb 10 at 6:11 pm

Leave a Reply