David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Mortes que entraram para a história de Paranavaí

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Conheça os crimes dos anos 1950 jamais esquecidos pelos pioneiros 

Nos anos 1950, Paranavaí ficou conhecida em todo o Paraná como a “Capital do Crime” (Acervo: Fundação Cultural de Paranavaí)

No início dos anos 1950, Paranavaí ficou conhecida em todo o Paraná como a “Capital do Crime”. À época, acontecia pelo menos um homicídio por dia na cidade. Muitos assassinatos eram motivados por brigas envolvendo posse de terras.

Em Paranavaí, não há registros sobre centenas de crimes que aconteceram nos anos 1940 e princípio da década de 1950. Não são poucos os que foram enterrados como indigentes. Às vezes a família do falecido nem recebia o registro de óbito. Em muitos casos, a única informação discriminada no obituário era “causa mortis desconhecida”, deixando patente o desinteresse das autoridades em investigar muitos crimes. No entanto, restaram os pioneiros que, falando ou escrevendo, trazem à tona alguns dos fatos mais obscuros da história local.

O ceifador de vidas

Um dos personagens mais controversos da história de Paranavaí e região, quando todo o Extremo Norte do Paraná pertencia a Paranavaí, é o migrante paulista João Pires que atuou como jagunço em toda a colônia, principalmente em áreas que hoje pertencem a Loanda e Santa Isabel do Ivaí. Pires se tornou proprietário de uma fazenda conhecida como Derrubada Grande que mais tarde recebeu o nome de Guaritá e depois Nova Aliança do Ivaí.

Pioneiros contam que Pires era um ceifador de vidas, carregava “nas costas” dezenas de mortes, todas motivadas por posses de terras. O padre alemão Ulrico Goevert creditava todas as riquezas do migrante ao sangue que ele derramava por onde passava, sem qualquer remorso. “Durante anos, pensei em silêncio: espera um pouco, ‘Seu Pires’, e chegará o teu dia de cair liquidado no chão!”, revelou o frei no livro “Histórias e Memórias de Paranavaí”. João Pires era famoso pelo requinte de crueldade com o qual tratava suas vítimas.

Ao migrante paulista, não interessava se eram jovens, velhos ou mulheres que viviam nas propriedades que era encarregado de grilar. Se a pessoa resistisse em desocupar a área, Pires “passava fogo” em toda a família, sem deixar sobreviventes. O migrante conquistou fortuna ao prestar serviços para fazendeiros. Naquele tempo, os “quebra milho”, como eram chamados os jagunços, ganhavam muito dinheiro com a grilagem de terras. O pagamento era proporcional a área que conseguiam desocupar. “Num determinado dia, o Pires encontrou seu justiceiro”, contou o frei alemão.

Assassinatos eram motivados por conflitos de posse de terras (Acervo: Ordem do Carmo)

O migrante paulista caiu em uma emboscada e foi alvejado com inúmeros tiros. Mesmo com tantos ferimentos, conseguiu ajuda e foi trazido a Paranavaí na carroceria de um caminhão. Internado no Hospital do Estado, resistiu ao máximo. Porém, cientes da gravidade do estado de saúde de João Pires, os médicos chamaram frei Ulrico para ministrar os últimos sacramentos.

“Fiz a minha obrigação sacerdotal. Algumas horas mais tarde, ele se levantou e chamou o médico, pediu que o curasse só até o ponto de estar em condições de se vingar do inimigo. Afirmou que o mataria a tiros”, lembrou o padre que reprovou a atitude do homem. Logo em seguida, João Pires arregalou os olhos e deu um grito exasperado: “Ali vem o diabo para me buscar!”. Depois disso, o homem caiu morto na cama.

Um amigo do migrante que também teve o mesmo destino foi “Gustavo, o Grande Brigão”. Se qualquer desconhecido o olhasse, o homem já arrumava confusão. Gustavo foi assassinado com tiros à queima-roupa pelo próprio motorista. “No dia do sepultamento, fui ao quarto do falecido e encontrei o cano de uma pistola no lugar de uma cruz”, relatou frei Ulrico.

O abraço da morte

No início da década de 1950, havia dois homens muito amigos que viviam às margens do Rio Paraná. Porém, a amizade foi abalada quando um soube que diante de outras pessoas o outro o criticava. Sentindo-se traído, o homem decidiu se vingar. Pegou o barco e atravessou o rio para encontrar o amigo. Quando chegou lá, no momento em que se cumprimentaram com um abraço, o homem traído cravou a peixeira nas costas do “amigo”, atravessando o coração. O autor do homicídio deixou o homem caído, agonizando até a morte, e voltou para casa.

Antes de chegar à margem, encontrou os dois filhos da vítima e gritou: “Visitei o pai de vocês. Ele os tratará melhor no futuro”. Sem entender, os rapazes seguiram para casa. Quando chegaram em terra firme e viram o pai morto nem pensaram em se vingar. Segundo o frei alemão Ulrico Goevert, os jovens ficaram gratos, pois o homem os maltratava demais.

“Ficou que nem bicho morto que você arrasta e joga no mato”

O pioneiro paulista João da Silva nunca se esqueceu da morte de um jagunço que vivia em Paranavaí e foi assassinado em Cidade Gaúcha, também no Noroeste Paranaense, em uma tentativa frustrada de grilagem de terras. “Quando isso aconteceu, nem enterrado ele foi. Ficou que nem um bicho morto que você arrasta e joga no mato. Ainda tenho lembranças de um turco que foi morto no centro da cidade”, destacou João da Silva em entrevista ao escritor Paulo Marcelo Soares da Silva, registrada no livro História de Paranavaí.

O pioneiro José Francisco Siqueira, conhecido como Zé Peão, se recorda da morte de dois japoneses e um mineiro. “Um peão veio lá da região de Santa Cruz do Monte Castelo buscar o pagamento em Paranavaí. Quando chegou aqui os japoneses falaram que não iriam pagar”, contou. Durante a discussão, o rapaz sacou a arma e atirou nos dois devedores. O motorista dos japoneses ainda tentou intervir, mas foi baleado e morreu. “Outra morte que chamou muita atenção foi de um tal de Canário, assassinado lá em Jurema [atual Amaporã]. Quem mandou matar foi um fazendeiro de Jacarezinho [no Norte Pioneiro Paranaense]”, frisou Zé Peão em antigo depoimento à prefeitura.

Em entrevista ao jornalista Saul Bogoni há algumas décadas, o pioneiro catarinense Carlos Faber citou como inesquecível a morte de dois brasileiros e um japonês em uma das ruas mais movimentadas de Paranavaí no início de 1946. “O japonês tinha uma fazenda e o rolo era por causa de terras. O que matou foi preso depois de alguns meses”, enfatizou.

Pessoas que os pioneiros apontaram como jagunços da Colônia Paranavaí

João Pires, Frutuoso Joaquim de Sales, Gustavo Brigão, Pedro Krüger, Laurentino, Narciso Barbudo, Napoleão, Chico Catingueiro, Pracídio, Macaúba, Canjerana, Maneco Borges, Nocera e Guri.

Curiosidades

Durante a colonização de Paranavaí, poucos eram os fazendeiros que se envolviam diretamente nos conflitos de terras. O costume era contratar jagunços ou “quebra milho” para tratarem da situação. Para isso, eram muito bem remunerados.

Era comum a fuga para o Mato Grosso quando a situação ficava muito complicada para os envolvidos em atividades criminosas em Paranavaí.

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10 Responses to 'Mortes que entraram para a história de Paranavaí'

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  1. David, essa “mortaiada” toda em Paranavaí é que deixou uma aura espiritual muito ruim sobre a cidade. Sempre creditei o desprogresso e a coronelenta política local a esse fato, as mortes desde a fundação.

    A meu ver, sob minha visão espírita, todo lugar que tem ou teve desse tipo de coisa cruel jamais evolui, e o povo, inocente a isso tudo, padece mais que bode embarcado.

    Obrigado mais uma vez, pelo destaque histórico aqui tão bem apresentado por você. Abs

    josé roberto balestra

    23 Oct 10 at 4:12 pm

  2. É isso mesmo, José Roberto, assistimos muito filmes sobre guerras, invasões e outras desgraças que assolaram a humanidade, tivemos nosso quinhões por aqui, vi ate o Menguele no bar de meu pai certa vez, o povo de Paranavaí tem um diferencial…escapa a minha descrição, mas cheira a coisa necro..
    abraços
    carlos simonetti

    Carlos Simonetti

    30 Oct 10 at 4:01 pm

  3. Quando chegamos em Paranavaí, meu pai tinha arrendado um hotel (Hotel Real) e, lembro-me dos tiros num dos quartos, onde morreram japoneses…abalado, meu pai mudou-se e montou uma oficina em frente ao Hospital do Estado, bem em frente de casa, o necrotério, meus irmãos e eu tinhamos acesso a ossadas armazenada em caixas de madeira que usavam em verduraria. Tenho vivo ate hoje o cheiro dos cadáveres em minhas narinas…expostos numa mesa central de madeira, eram de enforcados (supostos suicidas),corps inchados de afogados, baleados, etc, hoje este local é a Praça da Xicara…minha mãe, Dona Carmem sabe mais coisas…
    parabéns pelas publicações sobre a Historia de Paranavaí, preenche um vazio do nosso passado…
    carlos simoentti, cuiabá, mato grosso, 29/10/2010

    Carlos A. S. Simonetti

    30 Oct 10 at 1:36 am

  4. Verdade, Carlos, lembro-me de sua família, saudoso Alfredão, Valdomiro e todos os outros membros que por ali residiam, todos muito gente muito boa, família digna e honrada, cuja limbrança faz parte do passado da minha família!!! Tempos terríveis mas ao mesmo tempo verdadeiros, dos quais fazemos parte com muito orgulho! Abraços.

  5. […] jornalista e blogueiro David Arioch publicou uma matéria sobre os assassinatos em Paranavaí, na maioria, motivados por […]

  6. A História do Brasil e praticamente de todos os países colonizados/explorados pelo povo Europeu, não é diferente da história sanguinária de Paranavaí. Os Dirigentes brasileiros, sejam na época do imperío ou da república, atendiam a interesses que passavam ao longo dos interesses da população, sejam dos índios que habitavam o território, dos negros trazidos a força, e depois dos colonos que vinham atras de uma vida nova. Paranavaí, Mato Grosso do Sul e do Norte, fazem parte da história recente do Brasil, mas ainda hoje, em muitas localidades no norte do Brasil (amazonia, Pará, Acre, etc) a situação não difere muita coisa da história de Paranavaí. Dizer que o progresso passa ao longe de Paranavaí, por causa da colonização sanguinária, não tem nada haver com o sobrenatural, mas sim com a consciência das pessoas dessa cidade, que ainda reproduzem a visão de explorados/exploradores ou colonizados/colonizadores.

    Ademir

    22 Jan 11 at 10:31 pm

  7. Muito bom saber um pouco mais a fundo a historia de nosso amado municipio…

    Nasser

    29 Jan 13 at 3:43 am

  8. Vindo de Minas Gerais meus pai Nelson Celestino de Souza (malaquia) e seu irmão Guilherme Celestino de Souza chegaram em Paranavaí no inicio dosa nos anos 60, eu tinha penas nove anos de idade, marava na gleba 28, onde hoje é Mandiocaba, na então Fazenda do Sr Felício Jorge, naquele tempo não havia moto serra, o desmatamento para o plantio era na base da foice e do machado, depois apareceu um cerrote grande que era chamado de traçador, era um perigo total, muitas terras da região era invadidas por fazendeiros grileiros, são aqueles se apossava da terra e diziam ser deles, a historia de nosso município é longa.

    Alcebíades Celestino de Souza

    11 Nov 15 at 7:36 am

  9. Obrigado pela contribuição, Alcebíades!

    David Arioch

    11 Nov 15 at 10:17 pm

  10. Faltou inserir o covarde assassinato do Alcides de Sordi.

    wsantin

    11 Nov 15 at 10:11 pm

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