David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Como surgiu o whey protein?

leave a comment »

Whey Protein: da alimentação suína para a dieta humana (Foto: Reprodução)

Há mais de 400 anos, os suíços fabricantes de cream cheese tinham o hábito de destinar o soro do leite aos porcos, considerando o alimento como um “dejeto”. Com o tempo, um dos produtores percebeu que os animais estavam cada vez mais saudáveis e se desenvolvendo rápido. Então surgiu a ideia de experimentar incluir a proteína do soro do leite na alimentação humana.

A princípio, os fabricantes de queijo simplesmente bebiam o soro. Logo perceberam que, de fato, o produto contribuía para a saúde. À época, a proteína do soro do leite chamou atenção em toda a Europa, inclusive da medicina de vanguarda. O produto era filtrado através de uma peneira forrada com tecido fino branco e auxílio de uma colher de pau.

Mais tarde, alguém teve a iniciativa de fabricar o whey protein em pó, como o conhecemos hoje, que se tornou um dos produtos mais consumidos por praticantes de atividade física, principalmente musculação. Os maiores méritos da proteína em pó dizem respeito ao valor biológico, praticidade e velocidade de digestão.

Written by David Arioch

November 21, 2012 at 12:14 am

Leave a Reply

%d bloggers like this: