David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Cooking For Muscle completa um ano e sete meses

leave a comment »

Criado em maio de 2013, blog reúne 317 receitas de culinária maromba

Foto: David Arioch

Fotos: David Arioch

Em maio de 2013, criei um blog de culinária maromba ou fitness com a intenção de compartilhar receitas saudáveis. Meu objetivo era mostrar que é possível sim ter resultados em qualidade de vida e estética sem precisar restringir demais a alimentação. Encarei como um projeto pessoal e um desafio que poderia ser tão motivador pra mim quanto para quem acompanhasse o blog.

Desde então, publiquei 317 receitas. Algumas são adaptações, mas a maioria são autorais. O total é resultado de um compromisso que assumi há alguns meses de publicar uma receita por dia. Compartilho apenas aquilo que faz parte da minha alimentação. No blog, as receitas estão divididas em mais de 80 categorias.

Foto: David Arioch

Fotos: David Arioch

Quem avaliar a diversidade do Cooking For Muscle vai perceber que gosto tanto de preparar alimentos isentos de referências quanto inspirados em receitas étnicas, regionais e multiculturais, além de adaptações saudáveis de pratos que normalmente são conhecidos como saborosos, mas de baixos valores nutricionais ou sustentados em “calorias vazias”.

Como sei que a culinária tem um forte aspecto histórico, inclusive a alimentação teve um papel fundamental na emergência, popularização e sobrevivência de inúmeras civilizações, gosto de contextualizar, traçar um paralelo ou resgatar algum elemento ou fato interessante relacionado a isso.

Me agrada também pesquisar sobre os hábitos saudáveis dos povos mais simples, principalmente camponeses, nos muitos períodos de crise vividos pela humanidade. Em síntese, a culinária pode parecer trivial aos mais indoutos, mas a verdade é que diz muito sobre quem fomos, quem somos e o que queremos ser.

Foto: David Arioch

Fotos: David Arioch

Há centenas de anos, os mais sábios já deixavam transparecer que a nossa condição existencial também é influenciada diretamente pela forma como lidamos com a nossa condição física. Se uma pessoa cuidar apenas da mente, mais cedo ou mais tarde o desequilíbrio vai ser inevitável. Exemplos são os muitos idosos que hoje sofrem severamente por causa dos abusos e negligências dos tempos de juventude.

David Arioch, entusiasta da culinária maromba, mas antes de tudo um marombeiro.

Foto: David Arioch

Foto: David Arioch

Ao lado, estão imagens de algumas das minhas receitas publicadas no meu blog de culinária maromba. Para conhecer, acesse: cookingformuscle.wordpress.com

Foto: David Arioch

Foto: David Arioch

Written by David Arioch

December 31, 2014 at 1:04 pm

Leave a Reply

%d bloggers like this: