David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Vaquejada não é esporte, é violência

with 2 comments

Como violentar um animal pode ser considerado esporte? (Foto: Reprodução)

Do ponto de vista moral e ético, vaquejada nunca foi esporte. Em primeiro lugar, porque não há o consentimento do animal. Em segundo, porque o submete à situação vexatória análoga à tortura. Incompreensível também é defini-la como manifestação cultural, na tentativa de legitimar sua prática, endossar sua aceitação.

Cultura é uma palavra que no meu ideário sempre preferi relacionar, pelo menos instantaneamente, com coisas boas, embora infelizmente também seja atrelada a coisas ruins. Quando o assunto é cultura, logo penso em algo que ajude a elevar a alma humana e o desenvolvimento de nossas sensibilidades. É triste reconhecer que há manifestações culturais que envolvam privação e sofrimento a outros seres vivos. Como alguém pode se divertir ou ter prazer em algo assim? Não tenho dúvida alguma de que a vaquejada já não deveria mais ser vista em nossa sociedade como uma manifestação cultural, mesmo que endossada legalmente pelo desejo de uma minoria.

Tanto os filósofos da Grécia Antiga quanto os mais contemporâneos que não endossam a exploração animal convergem para um mesmo ponto quando falamos de ética. Eles argumentam que a ética não existe sem liberdade de escolha. Sendo assim, não há fundamento para a defesa da vaquejada quando alguém a qualifica como manifestação cultural. Ademais, nesse aspecto, penso que cultura e ética são indissociáveis. Nem poderia ser diferente, já que o animal não escolheu ter o seu rabo puxado violentamente para a efervescência da barbárie humana.

É uma pena que tanta gente continue se omitindo em relação às vaquejadas. São pessoas que poderiam contribuir para uma importante retomada de consciência em relação ao valor da vida animal. Falar em liberdade, igualdade e exploração quando se trata de outros assuntos, e ao mesmo tempo não se posicionar quanto a isso, me parece um paradoxo difícil de ignorar, porque grita conveniência, desinteresse por aquilo que não nos atinge diretamente. Há uma evidente ausência de empatia e respeito à vida; uma crença de que se a dor do outro não é a minha, ou se não a reconheço por sermos diferentes, pouco me importa.

Contribuição

Este é um blog independente, caso queira contribuir com o meu trabalho, você pode fazer uma doação clicando no botão doar:





Written by David Arioch

October 24th, 2016 at 11:46 pm

2 Responses to 'Vaquejada não é esporte, é violência'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Vaquejada não é esporte, é violência'.

  1. Estamos no século XXI e não podemos mais aceitar o sofrimento dos animais para o nosso divertimento.
    O que se poderia fazer pra essa gente evoluir?
    Torturar animais é diversão para sádicos. Isso é cegueira emocional!
    Desde 1953, o etólogo britânico e psicoanalista Bowlby reconheceu que “a crueldade para com os animais é uma característica dos delinquentes e não empáticos. Eventos de crueldade sem sentido são bem conhecidos em várias formas de doença mental.
    A crueldade para com os animais foi inserida entre os sintomas indicativos de transtorno de conduta na edição do DSM-III-R (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), de 1987.
    Que os homens lutem contra outros homens desequilibrados.
    Somente covardes lutam contra animais!

    Franco Cavaliere

    25 Oct 16 at 12:52 pm

  2. Franco, realmente.

    David Arioch

    25 Oct 16 at 1:10 pm

Leave a Reply