Sobre campos de concentração para homossexuais na Tchetchênia
Tem circulado na internet uma petição contra campos de concentração para homossexuais na Tchetchênia. Esses campos são antigos e não foram construídos pelos tchechenos, mas simplesmente por quem há muito tempo está no controle da Tchetchênia, e que por sinal é pró-Rússia. É importante não confundir tchechenos com governo tchetcheno.
Filho de Akhmad Kadyrov, considerado um dos maiores criminosos de guerra da história da Tchetchênia, o atual presidente da Tchechênia, Ramzan Kadyrov, que há anos é acusado de violar direitos humanos, comanda um exército privado conhecido como Kadyrovtsy, que opera uma rede de prisões secretas. De acordo com a Federação Internacional de Helsinki para Direitos Humanos, o exército que Kadyrov herdou de seu pai é responsável por 75% dos crimes de guerra cometidos contra os tchetchenos.
Outro ponto a se considerar é que se esses crimes contra homossexuais realmente são cometidos, em algum nível o presidente russo Vladimir Putin tem alguma responsabilidade, já que foi ele quem colocou Ramzan Kadyrov na presidência. Sendo assim, acho importante assinar petições, até porque naturalmente repercutem. Mas também é importante saber quem é que está no controle dessas ações, até para evitarmos a desinformação e a generalização.
Leitura sugerida:
Contribuição
Este é um blog independente, caso queira contribuir com o meu trabalho, você pode fazer uma doação clicando no botão doar: