David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

FDA não vê nenhum problema em alimentos de origem vegetal serem rotulados como leite, queijo, manteiga e iogurte

without comments

“Rejeitamos esses ataques da indústria de laticínios e esperamos uma conversa mais construtiva”

A polêmica surgiu após a indústria leiteira registrar queda na venda e no consumo de produtos lácteos (Foto: Reprodução)

Nos Estados Unidos, o comissário da Food and Drug Administration (FDA), Scott Gottlieb, informou esta semana ao The Hagstrom Report que, embora a FDA tenha definido o leite como a “secreção de um animal em lactação”, não há nenhum problema em alimentos de origem vegetal serem rotulados como leite, queijo, manteiga e iogurte, além de outros nomes tradicionalmente associados aos produtos de origem animal.

Segundo Gottlieb, a FDA não pode simplesmente mudar arbitrariamente o que é permitido ou não no mercado alimentício. A polêmica surgiu após a indústria leiteira registrar queda na venda e no consumo de produtos lácteos nos Estados Unidos nos últimos anos, atribuindo isso a uma dissimulação por parte da indústria de gêneros alimentícios baseados em plantas.

Embora o posicionamento do comissário da FDA tenha sido contrário ao esperado pela indústria leiteira, o lobby da Federação Nacional de Produtores de Leite dos Estados Unidos deve continuar. O projeto mais conhecido da entidade é a Lei do Orgulho Leiteiro – contra imitações de iogurte, leite e queijo, apresentado em 2017.

Diante da situação, a Associação de Alimentos Baseados em Plantas dos Estados Unidos enviou uma carta à FDA informando que seus membros têm orgulho de oferecer uma ampla gama de opções de alimentos inovadores e sustentáveis que os consumidores estão procurando por muitas razões.

“Rejeitamos esses ataques da indústria de laticínios e esperamos uma conversa mais construtiva que garanta que os consumidores possam ter acesso às deliciosas opções da indústria que desejarem”, defendeu a diretora-executiva da Associação de Alimentos Baseados em Plantas, Michele Simon.

 

 





 

Written by David Arioch

June 14th, 2018 at 7:30 pm

Leave a Reply