David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Duas indicações de documentários sobre a realidade da exploração animal

without comments

Se fosse para eu indicar apenas dois documentários sobre a conscientização em relação à exploração animal, eu indicaria Reino Pacífico Peaceable Kingdom) e Especismo (Speciesism). Mas por quê?

O primeiro porque tem uma abordagem sensível, mas sem precisar ser tão explícita em relação à violência. E sei que muitas pessoas quando ficam sabendo que um filme é cru em relação a isso, evitam assisti-lo. Além disso, gosto da forma como o filme aborda a senciência, a consciência e ainteligência animal com base em animais criados em santuários. Também discute a transformação na vida desses animais que foram livrados de matadouros e de outras formas de exploração.

O segundo porque tem uma abordagem muito interessante no que diz respeito à questão ética e moral contrária à exploração animal. Apresenta dezenas de referências e discute de forma não passional os motivos pelos quais os animais não merecem morrer. Abre espaço inclusive para contrapontos e depois destaca porque esses contrapontos são equivocados. É um documentário mais fundamentado em discussões do que no impacto audiovisual da violência contra animais, embora também use isso como reforço de tudo que é apresentado.





Written by David Arioch

January 2nd, 2018 at 1:25 pm

Posted in Uncategorized

%d bloggers like this: