David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Livro sobre a história de Paranavaí está à venda na Fundação Cultural

with 9 comments

A obra de autoria do escritor Paulo Marcelo foi publicada pela primeira vez em 1988

Livro sobre a história de Paranavaí está à venda na Fundação Cultural

Obra histórica foi relançada após 27 anos (Arte: Amauri Martineli)

Está à venda na Fundação Cultural de Paranavaí, por R$ 30, a nova versão do livro “História de Paranavaí”, do escritor Paulo Marcelo Soares da Silva, publicado pela primeira vez em 1988.

Relançado após 27 anos com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o livro oferece aos leitores entrevistas integrais com pioneiros já falecidos há muito tempo e que fizeram parte das primeiras gerações de moradores de Paranavaí – nos tempos da Vila Montoya e Fazenda Brasileira. Tentando ser o mais imparcial possível, Paulo Marcelo apresenta várias versões de muitos fatos históricos, o que foge da unilateralidade e favorece o debate.

E mais importante, com a reedição do livro “História de Paranavaí”, o autor abre um novo caminho para despertar nos mais jovens a identificação com Paranavaí, o reconhecimento da própria identidade cultural regional e a valorização das histórias de luta e sofrimento que centenas de pioneiros viveram, principalmente nas décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950.

Além de escritor, Paulo Marcelo é bacharel em direito e possui licenciatura em geografia. Participou e foi premiado em muitas edições do Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup). Também recebeu prêmios de menção honrosa no 15º e 19º Jogos Florais de Barreiro, Portugal, e no 1º Concurso de Romances Juvenis da Academia Paranaense de Letras.

Tem contos publicados pela Empresa Tipográfica Casa Portuguesa, de Lisboa, em Portugal, e Casa da Cultura dos Trabalhadores da Quimigal, de Barreiro, também em Portugal. Ademais, é autor dos livros “O Lendário Capitão”, de 2012, e “Xondó e o Furto da Vassoura”, de 2013. “Encantamento”, a sua mais recente obra, contém ilustrações do próprio escritor e traz um conto sobre a história de um casal que se apaixonou em Paranavaí nos tempos da colonização. Para mais informações, ligue para (44) 3902-1128.

Written by David Arioch

January 12th, 2016 at 6:38 pm

9 Responses to 'Livro sobre a história de Paranavaí está à venda na Fundação Cultural'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Livro sobre a história de Paranavaí está à venda na Fundação Cultural'.

  1. Muito bom, David!!!

    MacKeiN

    12 Jan 16 at 11:38 pm

  2. Muito obrigado, Márcia!

    David Arioch

    13 Jan 16 at 12:47 am

  3. Imagina, David, eu é que agradeço pela sua atenção!
    É um privilégio poder ter contato com uma pessoa como você! Parabéns e desejo cada vez mais sucesso! Beijo enorme!

    MacKeiN

    13 Jan 16 at 11:02 pm

  4. parabéns valeu quero esse livro por que meus pais e familia fizeram valer apenas lutar pelo povo de paranavaí meupadrasto senhor jJOSÈ OSVALDO MORAIS DE BARROS O PRIMEIRO CARTORIO DE PRIMEIRO OFICIO NA RUA PARANA

    YARA GONCALVES MARTINS dE SOLTEIRA, casada yara lyzenko

    13 Jan 16 at 7:37 pm

  5. Obrigado pelo comentário, Yara. Você pode comprar o livro diretamente na Fundação Cultural de Paranavaí – ao lado da Biblioteca Municipal.

    David Arioch

    13 Jan 16 at 7:59 pm

  6. Tem como adquirir pela internet?

    Alice Costa

    14 Jan 16 at 8:48 pm

  7. Alice, você pode ligar na Fundação Cultural que eles enviam pra você.

    David Arioch

    14 Jan 16 at 9:29 pm

  8. Esse é um dos piores livros que já li. Na verdade, nem cheguei a terminar: não consegui. Não lembro de ter pego na minha mão um livro com tanto relaxo quanto à edição. E a forma de escrever não fica longe, também. O livro é repleto de “enchimento de linguiça”. Uma das coisas mais ridículas que já vi em um livro são aquelas entrevistas com os pioneiros em forma de “poema”. Mau gosto é pouco.

    Gorry

    2 Feb 17 at 11:14 am

  9. O autor mais medíocre que eu já tive o desprazer de ler.

    Gabriel

    3 Feb 17 at 12:47 pm

Leave a Reply