David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

There is a fifth dimension…

without comments

Rod Serling faleceu em 1975 (Foto: Reprodução)

Em 1975, uma das pessoas mais criativas da TV partiu. Me refiro ao roteirista, produtor e novelista Rod Serling, criador de séries que até hoje figuram entre as melhores dos gêneros fantasia e ficção científica. Para mim, duas das maiores criações de Serling: Twilight Zone e Night Gallery que no Brasil ficaram conhecidas como Além da Imaginação e Galeria do Terror. Nem Steven Spielberg nega as influências do Grande Rod em Amazing Stories.

É impossível enumerar quantas séries se espelharam na criatividade do roteirista, mas posso citar duas bem conhecidas: The Outer Limits (Quinta Dimensão) e Night Visions. Uma curiosidade que poucos sabem sobre Serling é que ele foi o roteirista do filme Planet of the Apes (Planeta dos Macacos), de 1968.

“Há uma quinta dimensão para além do que é conhecido pelo homem … uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão eterna quanto o infinito. É o meio termo entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição, e que se situa entre o poço de medos do homem e o cume dos seus conhecimentos. Esta é a dimensão da imaginação”, já dizia Rod Serling.

Leave a Reply