David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Sobre Adolf Hitler e Josef Stalin

with 2 comments

_66280264_composite

Hitler e Stalin, dois dos maiores genocidas da história mundial (Arquivo: Getty Images)

Há pesquisadores que afirmam que Adolf Hitler foi o responsável pela morte de 17 milhões de pessoas durante o regime nazista. Josef Stalin foi além, sendo responsabilizado pela morte de 23 milhões de pessoas, o que significa claramente que ele superou Hitler. No entanto, Hitler comandou a Alemanha por 11 anos e Stalin liderou a União Soviética por 29 anos. Embora tenham sido dois genocidas, os fatores de comparação não costumam ser os mesmos.

Inclusive historicamente a influência de Stalin no mundo foi muito maior do que a de Hitler, endossada pelos Estados Unidos até o início da década de 1950, quando a Guerra Fria abriu espaço para o surgimento do macartismo, o período de caça às bruxas, permitindo que os EUA investissem maciçamente em propaganda e espionagem com a intenção de desqualificar outras formas de governo. Mas tudo isso não com a intenção de buscar paz ou justiça, mas tão somente desestabilizar economias estrangeiras que pudessem oferecer algum tipo de risco à hegemonia estadunidense.

Written by David Arioch

April 20, 2016 at 1:31 pm

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nossa, David. Gosto das tuas matérias, mas que matéria foi essa? Colocar Stalin no mesmo nível baixo que Hitler?

    G

    April 21, 2016 at 1:06 pm

  2. DAVID, a paranóia de Hitler e o Nazismo ultrapassam , Stalin e o comunismo , na criminalidade e também no legado e no repúdio.

    Helena frata

    April 21, 2016 at 4:04 pm


Leave a Reply

%d bloggers like this: