David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Jónsi: “Quando olho para a carne, o que vejo é o animal que a originou”

without comments

jnsi_at_sound_academy_20100501_1640587045

Jónsi: “Acho que é fácil ser vegetariano. Você pode compra frutas e vegetais em qualquer lugar” (Foto: Julie Lavelle)

Jónsi, guitarrista e vocalista da banda islandesa Sigur Rós, uma das mais aclamadas do gênero pós-rock, se tornou vegetariano há mais de 16 anos. Foi algo que aconteceu gradualmente. Ele começou a comer cada vez menos carne até que seu corpo decidiu rejeitá-la completamente.

“Passei a sentir nojo de carne. E hoje, quando olho para a carne, o que vejo é o animal que a originou”, disse. Cada vez mais preocupado com a exploração animal, Jónsi decidiu se tornar vegano, até que mais tarde se interessou por uma alimentação baseada em alimentos crus.

O islandês se identificou tanto com o crudivorismo que começou a estudar sobre o tema, inclusive escreveu um livro com receitas crudívoras, embora a princípio tenha distribuído o conteúdo somente entre alguns poucos amigos.

“Isso faz de você um marginalizado socialmente, definitivamente, mas gosto disso. Gosto de ser diferente. Mas também gosto muito de alimentos crus. É maravilhoso, saboroso. Quem quer um hambúrguer horrível quando pode ter o seu próprio queijo? Faço o meu queijo com macadâmia. Você precisar experimentar”, enfatizou.

Em 2010, quando o jornalista irlandês Jason Killingsworth, da Paste Magazine, acompanhou Jónsi até Shoreditch, um distrito do borough londrino de Hackney, ele conheceu o Saf, o restaurante vegano favorito do compositor islandês. “Acho que é fácil ser vegetariano. Você pode compra frutas e vegetais em qualquer lugar. Se pessoas vão a um restaurante, logo perguntam que tipo de carne eles servem, e nunca entendem porque eu escolho uma salada. Mas salada é algo tão lindo”, justificou.

Questionado pela jornalista britânica Fiona Gailbraith, da Viva! Activists, se ele sairia para um encontro com uma pessoa que come carne, ele riu e comentou que isso seria bem difícil. “Simplesmente amo os animais e não quero matá-los, cozinhá-los ou comê-los, de modo que seria difícil assistir alguém fazendo isso”, argumentou. Antes de se despedir de Fiona, Jónsi agradeceu a todos aqueles que fazem algo em prol dos animais.

Saiba Mais

O guitarrista e vocalista Jón Þór “Jónsi” Birgisson fundou o Sigur Rós em Reykjavík em janeiro de 1994 em parceria com o baixista Georg Hólm e o baterista Ágúst Ævar Gunnarsson.

Quem quiser conhecer algumas das receitas veganas criadas por Jónsi, acesse: https://jonsiandalex.com/recipes

Referências

Duerden, Nick. Jon Thor Birgisson: ‘I like being a social outcast’. The Independent. 13 de março de 2010.

Killingsworth, Jason. The Unbearable Lightness of Being Jónsi. Paste Magazine. 6 de abril de 2010.

Galbraith, Fiona. Tonight, I sing for the animals. Viva! Activists. 8 de novembro de 2010.

http://www.vivaactivists.org.uk/celebrities/j%C3%B3nsi-birgisson-sigur-ros

Contribuição

Este é um blog independente, caso queira contribuir com o meu trabalho, você pode fazer uma doação clicando no botão doar:





Written by David Arioch

January 5th, 2017 at 10:48 pm

Leave a Reply

%d bloggers like this: