Vidas são importantes, até mesmo a do menor animal
Vidas são importantes, até mesmo a do menor animal que você encontrar. Não vejo razão para tentar menosprezar o valor dos animais ao comparar suas vidas com o valor da vida humana. Dizer que a vida de um animal pouco vale me parece uma forma de tentar sopitar uma consciência intransigente ou barulhenta, ou de ignorar um simples fato – que animais não precisam morrer para que humanos possam viver.
Ademais, discussões sobre superioridade e inferioridade não ajudam em nada nesse sentido, muito pelo contrário, apenas atrapalham e reforçam o antropocentrismo e o especismo. A maioria dos animais não coloca a sua existência em risco, a não ser que você invada o habitat de seres selvagens.
A tentativa de inferiorizar a vida animal nada mais é do que um pretexto que tem se perpetuado para a humanidade continuar submetendo os animais ao seu jugo. Animais não vivem com motivações humanas; não têm os mesmos anseios que nós. Quem humaniza os animais são as pessoas, e não é isso que eles desejam ou precisam. Logo não há qualquer razão para subestimá-los, inferiorizá-los ou tratá-los até mesmo como se fossem inimigos.
Contribuição
Este é um blog independente, caso queira contribuir com o meu trabalho, você pode fazer uma doação clicando no botão doar: