David Arioch – Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

Quando alguém faz piada sobre a preocupação com as mudanças climáticas

without comments

Foto: Adam Smith Institute

Acho que você tem razão, a natureza deve ser espoliada a níveis alarmantes e nunca amargaremos as consequências disso, não é mesmo? Acredito que muito do que acontece de ruim no mundo tem relação com a destruição do meio ambiente e, consequentemente, de outras vidas. Você concordando ou não, e independente do nível de informação, a preocupação com as mudanças climáticas, mesmo quando singela, é uma manifestação do anseio por um mundo melhor, menos agressivo com todos os seres vivos que habitam a Terra.

Não é preciso nenhum relatório para deixar claro que a natureza não é uma subalterna da humanidade, que deve ser explorada exaustivamente. Sem limites, o ser humano continuará se preocupando apenas com o que lhe convém. Ouso até dizer que uma das piores doenças do mundo contemporâneo é a ganância, porque ela infla muitas pessoas com um individualismo tão abjeto que faz com que nada seja mais importante do que o próprio ego. Isso é muito perigoso porque arrasta consigo a ideia equivocada de superioridade, que também é a raiz de muitos males.

Ao longo da história, quanto a humanidade investiu em guerras? E quanto ela investiu na preservação e recuperação do meio ambiente? Gosto de fazer essa pergunta para quem faz piada de relatórios sobre problemas ambientais como as mudanças climáticas. Não adianta falar que isso é uma preocupação meramente contemporânea porque essa reflexão já existia na Grécia Antiga. A diferença é que tudo que foi dito no passado sobre o respeito ao meio ambiente foi ignorado. E, claro, como consequência, não apenas prejudicamos nós mesmos, como também muitas outras espécies que não tomaram parte nos danos ao meio ambiente.

Contribuição

Este é um blog independente, caso queira contribuir com o meu trabalho, você pode fazer uma doação clicando no botão doar:





Written by David Arioch

June 2nd, 2017 at 2:16 pm

Leave a Reply

%d bloggers like this: